5 factos que tem de saber sobre redes sociais
As redes sociais existem como uma ferramenta de entretenimento onde podemos pesquisar, obter informação e partilhar coisas sobre a nossa vida, as nossas experiências.
As marcas e negócios perceberam há muito que elas são uma potente ferramenta de venda e de conquista de clientes mas a maior parte faz tudo errado.
Usam as redes sociais para divulgar o seu produto/serviço da mesma forma que divulgariam numa feira, num jornal ou numa revista. E, há muito que isto não funciona.
As marcas têm de se colocar no lugar dos usuários. Quando usamos redes sociais é para quê?
É por diversão, por lazer e não queremos ser bombardeados com informação comercial clássica.
Então o segredo está em vender sem vender. Uma marca/negócio tem de ser mais um “amigo”, uma referência, um influencer, na lista dos seus potenciais clientes nas redes sociais.
Por isso, não esqueça estes 5 factos importantes sobre rede sociais:
1 – São todas diferentes, logo os conteúdos a colocar em cada uma também têm de ser diferentes.
Cada uma das redes sociais tem finalidades e funcionalidades que as torna mais apetecíveis e até mais funcionais para determinados tipos de conteúdo o que gera melhores resultados quando bem aplicado.
Há negócios que funcionam melhor, por exemplo, num Facebook do que no Instagram, devido, por exemplo à idade do tipo de público que lá esta maioritariamente.
E saber onde está o nosso público é fundamental.
Usar um Linkedin ou um Pinterest também depende do tipo de negócio, do mercado, etc.
Tudo é relativo, por isso é bom lembrar que, o que funciona para um negócio pode não funcionar para outro, mesmo que o ramo até seja o mesmo.
Tudo vai depender também das estratégias de comunicação e do tipo de conteúdo criados.
2 -Nada é gratuito.
Desengane-se quem acha que consegue bons resultados sem gastar um euro.
Os algoritmos das redes sociais estão criados para isso mesmo.
Sabes que apenas 5% dos teus seguidores do Facebook vêem as tuas publicações com regularidade?
Se quer te resultados tem de:
- investir na criação de conteúdo de qualidade e de forma diária.
- investir em publicidade online ou tráfego pago para que os teus produtos /serviços aparecem ao maior número de pessoas que te interessa como potencial cliente.
3- O segredo está no engagement
Não adianta criar muito conteúdo de ninguém o está a ver ou a interagir com ele.
A ideia é que produza conteúdo que lhe traga retorno – vendas que é o que toda a gente quer.
Por isso, é importante saber para quem estamos a comunicar e comunicar bem para que as pessoas se identifiquem com o teu negócio/serviço e comentem, cliquem, partilhem, etc.
As redes sociais de uma empresa servem para isso e elas próprias valorizam cada vez mais os perfis e páginas empresarias que tenham uma maior taxa de participação dos seguidores.
São uma ferramenta que serve para manter a comunicação, dar a conhecer os seus serviços, criar tráfego, criar engagement e vender.
Isto leva-nos ao quarto ponto.
4 – O que interessa é a Comunidade e não o nº de Seguidores
Não se deixe enganar pelo número “gordo” de algumas contas que segue. Isso não garante nada.
O nº de seguidores é o nº de pessoas que seguem uma determinada página, que fizeram Seguir, mais nada.
O que realmente tem de ser importante para ti é a tua comunidade, ou seja, todos aqueles que te seguem e que se identificam com o teu produto/marca/negócio.
São aqueles que reagem às suas publicações, aqueles que partilham, comentam e falam consigo.
Esta comunidade é que é o seu potencial cliente. É para eles que tem de trabalhar.
Por isso, concentre-se em criar a sua comunidade, o seu público fiel.
5- Dá muito trabalho
Gerir redes sociais dá muito trabalho.
Para um bom funcionamento das redes sociais em termos empresarias, de forma a que gere resultados tens de ter em conta:
- Uma enorme produção e conteúdo (texto, imagem, vídeo) para publicar diariamente nos mais variados suportes. Esta criação de conteúdo requer uma planificação para que tenha tempo de criar e criar bem, assim como necessita de uma linha editorial. Esta linha é o teu fio condutor no qual tens os seus princípios, valores, ideias da marca/serviço, é onde irás buscar as tuas ideias e temas para trabalhar nos teus conteúdos. Sem isso, nunca irá produzir rápido e bem.
- É preciso medir o efeito dos conteúdos – se foram geradas vendas, contactos, registos, o que está a funcionar melhor ou pior, que tráfego te está a trazer para o teu site, etc.
- A exposição é grande e o cuidado com os utilizadores ou cliente tem e ser muito. As pessoas querem respostas rápidas, querem ser mimadas e valorizadas quando interagem com a marca, logo este cuidado com o público e cliente é muito importante.
Desta forma, em resumo, quando se banaliza a expressão “ gerir redes sociais” está-se a cometer um erro terrível.
Elas são uma potente ferramenta de venda e promoção das mar e negócios, mas é preciso saber o que fazer e onde fazer para que tires uma boa rentabilidade do imenso trabalho que este serviço requer.
Se quer saber mais sobre estratégia e gestão e redes sociais envie mensagem e conversamos.
Ajudamos na elaboração do seu plano estratégico e da sua linha editorial para que trabalhe de forma profissional com foco nos resultados.
3 respostas
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