O negócio local precisa do online para ter sucesso

O caso da andorinha de cerâmica

Se achas que, como tens um negócio local, não precisas de o vender online, estás ENGANADO.

Para VENDER no online não quer dizer que tenhas de ter uma loja online.

É mais que isso.

Hoje vou contar-te a história da andorinha de cerâmica.

Quis decorar o alpendre da minha casa e sempre quis ter andorinhas de cerâmica como via numa casinha perto da casa dos meus avós, na minha infância.

Agora já vemos artigos destes em todo o lado de uma forma mais genérica, mas eu gostava de ter umas como aquelas, mais trabalhadas, com determinadas cores.

Procurei muito e lá encontrei algo, numa loja online de Viseu.

Aparentavam ser de qualidade e até gostei das cores e arrisquei e comprei.

Sou compradora online, mas confesso que esta compra gostava de a ter feito numa loja física, ver, tocar e sentir o produto.

Mas quando chegou a encomenda fiquei satisfeita e gostei.

Umas semanas depois, ao passear pela minha cidade, Braga, com a minhas filhas, numa semana temática – A Braga Romana – acabamos por passar por uma rua onde há muitos anos não passava.

Durante o passeio deparei-me com uma loja de decoração e bijuteria muito bonita, com artigos que conseguiram captar a minha atenção e da minha filha mais velha que disse:” Olha mãe, andorinhas como as nossas!”

E eu pensei “como as nossas não, mais bonitas!”

Andei eu comprar à distância quando poderia ter feito comprado aqui tão perto e onde poderia ter visto o artigo na mão.

Cheguei a casa e fui pesquisar se a loja tinha Facebook ou Instagram.

E até tinha e com bastantes seguidores. Não vende online, mas mostra os seus produtos no digital

Agora eu pergunto: Será que esta divulgação esta a ser bem feita?

De que me adianta ter muitos seguidores nas redes sociais se não são esses que me vão entrar na loja física para comprar os meus produtos?

Conclusão desta história:

Os negócios locais não imaginam o poder do digital como seu aliado.

Não necessariamente para vender online, mas como neste caso, para mostrarem o seu negócio a pessoas que realmente lhe podem comprar. Divulgando os seu produtos na zona geográfica que lhe garanta clientes a entrarem pela sua porta.

É aqui a grande diferença entre comunidade e seguidores. 

Eu posso ter milhares de seguidores mas é a minha comunidade que me compra.

E, para um negócio local, a minha comunidade em termos geográficos é um pilar super importante.

No caso desta loja, pode estar a comunicar muito bem e a ter uma taxa de sucesso relativamente a seguidores, mas de que lhe vale ter muitos seguidores de Lisboa ou Faro, se não capta aqueles que são potencialmente mais rentáveis, os da sua cidade e arredores?

Por isso digo, o local e o digital têm de andar de mãos dadas.

É nas ferramentas digitais que uma loja vai conseguir captar os clientes físicos que iro entrar e comprar.

Se tens um negócio local, não hesites.

Aposta numa boa comunicação digital.

Não deixes que os clientes perto de ti comprem as tuas andorinhas numa loja longe quando o podem fazer na tua loja.

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